Ter, 06 de Dezembro de 2016 11:57 - Última atualização em Ter, 06 de Dezembro de 2016 14:12 | ||||||
Gestores da Sefaz participam de curso sobre “Organizações de Alta Performance e seus Benefícios” | ![]() | ![]() | ![]() |
Os gestores de projetos da SEFAZ-PI participaram, nesta terça-feira (06), de uma palestra sobre o tema “ORGANIZAÇÕES DE ALTA PERFORMANCE E SEUS BENEFÍCIOS”, ministrada pelo consultor Peter Mello, no auditório da Fiscalização.
Na ocasião, ele comentou sobre a importância da implantação do Escritório de Projetos e a valorização da gestão de projetos, ressaltando que o escritório é uma ferramenta que serve para desenvolver e aprimorar métodos e processos que visam ampliar os resultados dos projetos da organização. “Vocês da SEFAZ-PI estão no caminho certo, já definiram o mapa estratégico, que pode passar por redesenho ou reajuste, já estão fazendo um planejamento estratégico e agora vão pode focar na gestão de projetos, visando transformar os objetivos da instituição em resultados”, comenta o consultor.
Peter ressaltou que o escritório de projetos não deve ser encarado como uma perca de tempo para a instituição. “Muito pelo contrário, vocês gastarão menos tempo na hora de planejar e transformar a sua área. É aquele antibiótico que, se bem aplicado, serve, de fato, para depois as pessoas trabalharem menos, gastarem menos esforço e recursos. O escritório de projeto é um grupo, área ou unidade, dedicado ao desenvolvimento dos elementos característicos das organizações de alta performance, responsável por prover a definição de padrões em gestão de projetos, alinhar projetos à estratégia da organização, desenvolver uma cultura de gestão de projetos e promover o apoio da alta direção. Portanto, as organizações de alta performance estabelecem um escritório de projetos bem alinhado e efetivo”, enfatiza.
Peter ainda comentou durante a palestra sobre uma pesquisa mundial que revela que as organizações de alta performance alcançam 2,5x mais sucesso em seus projetos, quando comparadas às organizações de baixa performance. “E o escritório de projetos busca trabalhar para que a Sefaz seja uma organização de alta performance, que possui dentre outras características: um entendimento completo do valor da gestão de projetos; garante o alinhamento de projetos à estratégia da organização; desenvolve e mantém talentos em gestão de projetos, utiliza práticas padronizadas de gestão e de projetos e desenvolve um patrocínio de alta direção amplamente ativa”, comenta o consultor, durante a palestra.
Segundo o Superintendente de Gestão, de Logística e Tecnologia da Sefaz, Cristovam Cruz, a Secretaria da Fazenda está dando um passo importante na implantação do Escritório de Projetos, que vai agregar todos os projetos da secretaria. “Já construímos um grupo de trabalho, portanto, é algo que é para ficar na estrutura da Sefaz, e o escritório de projetos vai poder analisar todos os projetos da instituição, relativos a todas as áreas, inclusive pode até analisar a viabilidade econômica dos mesmos. O anseio de todos nós é que a Sefaz-Pi seja reconhecida como uma organização de alta performance, portanto, estamos trabalhando o planejamento e os projetos que vão nos orientar a chegar a esse patamar”, enfatiza o superintendente.
Além de Cristovam, participaram da reunião os outros dois superintendentes da Sefaz, Antonio Luiz e Emílio Júnior, com as suas respectivas equipes da Superintendência da Receita Estadual e Superintendência do Tesouro Estadual.
Escritório de Projeto da Sefaz-PI
A Secretaria Estadual a Fazenda está implantando o Escritório de Projetos, coordenado pela Assessoria de Planejamento e Projetos (ASPRO), que nasce com a missão de operacionalizar todo o Planejamento Estratégico, realizado no período (2016-2019).
Um dos principais objetivos da ASPRO é auxiliar a alta gestão na tomada de decisão, procurando sempre a maximização dos recursos financeiros e humanos, alinhando os projetos aos objetivos estratégicos da SEFAZ-PI. Esta assessoria vai centralizar e coordenar todos os projetos da Sefaz, fortalecendo o alinhamento entre esses projetos e os objetivos da instituição. O Escritório de Projetos da Sefaz é coordenador pelo auditor fiscal Edberto Euclides Araújo Neto.
A Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) também já ofereceu o primeiro curso de “Treinamento Básico da Metodologia de Gestão de Projetos e Aplicação da Ferramenta Portal da Gestão”. O Portal da Gestão é uma plataforma de integração entre o Planejamento Estratégico e a Gestão dos Projetos, que tem como principal resultado o desenvolvimento das iniciativas necessárias à realização das estratégias traçadas pela organização no Planejamento.
CONFIRA AS FOTOS: View the embedded image gallery online at: http://www.sefaz.pi.gov.br/siteantigo/index.php/informacoes/imprensa/noticias/noticias-em-destaque/gestores-da-sefaz-participam-de-curso-sobre-lorganizacoes-de-alta-performance-e-seus-beneficiosr#sigFreeId9961e990e8
|
Escrito por Luciana - ASCOM |