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Seg, 22 de Abril de 2013 11:32   -   Última atualização em Seg, 22 de Abril de 2013 11:54

Livros Didáticos de Português não preparam para crítica e argumentação, diz pesquisa de Fazendária

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 meryA fazendária Mery Ruth Lustosa Torres, que também é pesquisadora da Língua Portuguesa, Texto, Gênero e Discurso (da UFPI), publicou, recentemente, um Artigo Científico, na Revista Científica FSA (Qualis A1). O estudo buscou verificar se os livros didáticos de Língua Portuguesa são eficazes para capacitar os educandos quanto ao raciocínio, pensamento crítico e desenvolvimento das habilidades argumentativas. Para realizar a pesquisa, Mery Ruth examinou Livros Didáticos de Língua Portuguesa adotada no 8º ano do Ensino Fundamental II. Ela examinou a organização e metodologia empregada nos chamados “exercícios de compreensão”, analisando os conteúdos implícitos nesses manuais de ensino. 

A Pesquisadora Fazendária descobriu que os Livros Didáticos, objeto de estudo, não preparam os alunos do Ensino Fundamental para utilizar o raciocínio crítico e compreender textos em Português, satisfatoriamente. De acordo com os dados da pesquisa, os autores de Livros Didáticos tratam a língua como se ela fosse clara, uniforme e desvinculada da realidade, e que as estratégias adotadas para “compreensão de textos”, não atendem, de forma eficiente, às necessidades de uso da Língua no cotidiano.

A seguir, acesse o Artigo Científico publicado: 

Artigo Revista Sto Agostinho Mery Ruth

 

 

Escrito por Julianny Nunes