UFR-PI R$ 3,68Taxa SELIC

Acesso rápido

Do que você precisa?

Dar Web Dar Posto Fiscal
Qui, 23 de Abril de 2015 10:39   -   Última atualização em Qui, 23 de Abril de 2015 10:40

Servidores da Sefaz participam de eventos na área do Tesouro

PDF Imprimir E-mail

 

seminario3Servidores da Secretaria da Fazenda, através da Superintendência do Tesouro Estadual (SUTESP), participaram de dois grandes eventos relacionados à área do fisco: o IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública e o Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros (FFEB).

O IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública ocorreu em Belo Horizonte (MG), no período de 25 a 27 de março de 2015. Os servidores Ronald Soares e Sidrack Sidney, Analistas do Tesouro Estadual, representaram no evento a Unidade de Controle Contábil (UNICON), ligada à SUTESP.

Com o tema “Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania” o seminário reuniu cerca de 600 profissionais da contabilidade de todo o País, que discutiram e debateram assuntos ligados à contabilidade pública.

O Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros aconteceu no período de 13 a 15 de abril. Em sua 6ª edição, reuniu mais de 100 participantes, entre servidores das Secretarias de Fazenda e de outros órgãos dos estados.

A SUTESP enviou os servidores Jenisvaldo Oliveira e Maria de Fátima Viana (lotados na UNICON) e Marta Bernadeth Soares e Lucídio Beserra (lotados na UNIGEF) para representar o Piauí.

seminario-dest

A representante do FFEB, Fátima Guerreiro, disse que o grupo de pesquisadores era importante representação dos fiscos estaduais. Ela lembrou o início das atividades do FFEB, em 2004, com a Fundação Getúlio Vargas, junto à qual funcionou até 2009. Ressaltou que o Programa teve ganhos consideráveis de estrutura e de eficiência a partir de 2010, quando a ESAF o acolheu. 

seminario2

A abertura também foi prestigiada por Roger Wilkins, especialista em federalismo fiscal, no ato representando o parceiro do FFEB, o Forum of Federations, organização internacional que coordena uma rede de aprendizagem e observação sobre os desafios da governança em Estados federativos. Wilkins destacou a importância do Programa pelo fato de proporcionar aos participantes um olhar profundo e crítico sobre as questões tributárias e financeiras do País.

O Programa 2015 abrange seis núcleos de estudos: Administração Tributária, Análise do Desempenho de Receitas Estaduais, Previsão de Receitas Estaduais, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Sistemas de Previdência e Qualidade do Gasto Público.

Escrito por Hérlon de Moraes Pereira