UFR-PI R$ 3,68Taxa SELIC

Acesso rápido

Do que você precisa?

Dar Web Dar Posto Fiscal
Seg, 28 de Agosto de 2017 10:29   -   Última atualização em Seg, 28 de Agosto de 2017 10:43

Servidores da ASPRO conhecem funcionamento do Escritório de Projetos na sede da PRF e do MF, em Brasília

PDF Imprimir E-mail

PRF1 3  

Os servidores da Assessoria de Planejamento e Projetos (ASPRO) da Sefaz-PI, Edberto Araújo e Emanuel Ribeiro, estiveram em Brasília, nos dias 16 e 17 de agosto, visitando a sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério da Fazenda (MF). As visitas ocorreram com o intuito de conhecer os Escritórios de Projetos desses órgãos e trazer para a Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí as lições aprendidas e as boas práticas desenvolvidas nos órgãos federais.

Ao visitar a PRF, os fazendários foram recebidos pelos servidores da Coordenação de Gestão Estratégica CGE, responsáveis pelo acompanhamento estratégico da PRF através do gerenciamento de projetos, processos, indicadores e inovação.

Esta última frente, inovação, é uma iniciativa recente do órgão onde a equipe busca novas tecnologias que possam agregar valor às atividades da PRF. “A metodologia de projetos adotada pela PRF é fortemente suportada pelo método da consultoria, Intelit, baseando-se em 04 áreas de atuação: capacitação, ferramenta, metodologia e suporte. Percebeu-se também uma convergência de escritório de projetos para algo mais abrangente, um escritório de gestão”, afirma o coordenador da ASPRO, Edberto Araújo  

No MF, os servidores foram recebidos pela subsecretária da Secretaria Executiva, Juliêta Verleun, e parte de sua equipe. “Percebeu-se uma gestão bastante robusta, pois eles gerenciam projetos e processos de 18 órgãos subordinados ao Ministério, como Procuradoria Geral da Fazenda, Receita Federal, Tesouro Nacional etc. Ligada diretamente ao Ministério da Fazenda, a Secretaria de Gestão Estratégica, SGE, desdobra-se em coordenações que cuidam do planejamento, projetos, processos, riscos e custos”, explica Edberto.

Por já estar em seu quinto ano atuando, a SGE possui elevada maturidade, próxima de 4 numa escala que vai até 5 (modelo Prado). Segundo Edberto, isso transparece um elevado nível de organização em termos de ferramentas, participação dos servidores, acompanhamento dos resultados e disseminação da cultura para resultados. Além disso, conta com um plano de comunicação do Escritório de Projetos que divulga encerramentos, entregas e novas iniciativas em termos de projetos e processos dos órgãos que compõem o MF.

MF7 3

prf3

MF1 3

 

Escrito por Luciana - ASCOM