UFR-PI R$ 3,68Taxa SELIC

Acesso rápido

Do que você precisa?

Dar Web Dar Posto Fiscal
Qui, 13 de Junho de 2013 13:14   -   Última atualização em Qui, 13 de Junho de 2013 13:31

Servidora da Fazenda conquista 1º lugar no Festival Chapadão

PDF Imprimir E-mail

Chapadão 2013 008

A Técnica da Fazenda Estadual, Eduarda Castelo Branco de Carvalho, venceu o prêmio de 1º lugar na categoria Não Estudante do 19º Festival de Música da Chapada do Corisco-O Chapadão, realizado no dia 28 de maio, no Teatro do Boi. “Esse prêmio é muito importante porque valoriza o nosso trabalho como artista. Além disso, participar do festival já é importante porque o Chapadão releva talentos e ainda promove esse intercâmbio entre os artistas que já estão há algum tempo no mercado com os mais novos, valorizando os artistas. Temos muitos compositores e artistas bons que precisam ficar mais conhecidos, e o festival abre muitas portas”, comenta Eduarda.

Esse evento é promovido anualmente pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, com o objetivo de estimular e valorizar os talentos musicais da capital, promover intercâmbio entre músicos da cidade, principalmente entre aqueles que já têm experiência e os que são iniciantes, além de dar oportunidade aos artistas e a estudantes de divulgar seus trabalhos inéditos, valorizando a técnica e a estética.

Eduarda, conhecida no meio artístico como Duda Di, conquistou o 1º lugar com a música "Parto" do compositor piauiense Galvão Júnior.

No início desse mês, Duda Di também foi a única cantora piauiense classificada para o Expossamba, que é um festival de abrangência nacional, mas, infelizmente, não pode participar das fases eliminatórias, que terminam agora em julho, por falta de patrocínio. Dessa vez a música classificada, também de autoria de Galvão Júnior, foi “Inaê”, que tem o mesmo nome da filha mais nova de Eduarda (08 anos), além desta, Eduarda é mãe de Harael (10 anos).

A carreira artística não é a única atividade profissional de Eduarda. Ela trabalha na Gerência de Suporte da Ação da Unidade de Fiscalização da Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí (SEFAZ), sendo concursada desde 2002. Segundo Duda, é importante que as instituições valorizem os talentos artísticos dos servidores. “Existem muitos artistas escondidos. É legal que eles sejam descobertos e valorizados. Tem como conciliar o serviço público e, ao mesmo tempo, trilhar esse outro lado artístico”, afirma Eduarda.

Talento musical despertou na infância

Desde criança, Duda Di despertou o gosto pela música já nas brincadeiras de crianças, com as próprias bonecas. Ela também gostava de fazer apresentações artísticas em família e depois, já na faculdade, conheceu outras pessoas ligadas ao mundo artístico, quando decidiu formar uma banda que tocasse músicas regionais ou nordestinas, como o forró. Foi a partir daí que surgiu a carreira profissional, em 2001, com a formação da Banda Eita Piula.

O grupo participou de festivais e projetos culturais como o “Cantos do Piauí”, promovido pela Fundac, o “Boca da Noite”, e o “Canta Piauí”, além das apresentações em bares e eventos. E ainda lançou um CD e DVD, denominado “Forró de Fundo de Quintal”, sendo o primeiro em 2006 e o outro em 2007.

O grupo também fez uma pequena turnê pelos Estados do Nordeste e anda fez apresentações no Piauí Sampa (SP), no São João do Nordeste, Salão do Turismo, e no Nação Piauí, em Brasília.O Eita Piula construiu uma bela história de 10 anos no cenário musical piauiense. O grupo se desfez mas Eduarda continua cantando, agora no “Duda Trio”, que surgiu de uma parceria dela com o baterista Madson Coelho e o violonista Diego Saraiva.

Chapadão 2013 008

Chapadão 2013 003

Escrito por Luciana Azevedo