UFR-PI R$ 3,68Taxa SELIC

Acesso rápido

Do que você precisa?

Dar Web Dar Posto Fiscal
Sex, 23 de Junho de 2017 12:53   -   Última atualização em Sex, 23 de Junho de 2017 15:27

Sefaz do Piauí e Ceará discutem gestão do gasto público e fluxos de caixa

PDF Imprimir E-mail

sefazCEA Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) enviou ao Ceará sua equipe de controle de gastos e de execução financeira para debater com a Sefaz daquele estado, as boas práticas de gestão do gasto e dos fluxos de caixa do setor público. A Sefaz cearense é referência nacional no tema. Fizeram parte da comitiva o superintendente do Tesouro, Emílio Júnior; a diretora da Unidade de Gestão e Programação do Gasto (UNIGGP), Adrianne Arruda; e as analistas do Tesouro Estadual, Rachel Alves Dias e Tailanna Carvalho, da Unidade de Gestão Financeira (UNIGEF). 

O secretário adjunto da SEFAZ CE, João Marcos, apresentou a evolução histórica da secretaria, cujo equilíbrio fiscal e financeiro remonta ao final da década de 90, possibilitado através do fortalecimento de controles eficazes apoiados na técnica profissional e em sistemas tecnológicos de informação.

Em visita ao setor CODES da SEFAZ CE, os servidores mostraram aos piauienses seus fluxos de processos de toda a fase de programação orçamentária e financeira do Estado, o que inclui desde a fase de planejamento até a execução do gasto público, por meio da apresentação de diversos sistemas de informação. “O que foi bastante proveitoso, visto que o intercâmbio de experiências entre as áreas do Tesouro acarretará a melhoria das práticas, bem como aquisições tecnológicas da SEFAZ PI”, diz Emílio Junior.

A visita possibilitou ainda a participação da equipe da SEFAZ PI no Comitê por Resultados e Gestão Fiscal (COGERF), encontro que ocorre semanalmente entre os órgãos SEPLAG, Casa Civil, PGE, CGE, SEFAZ com o propósito de assessorar o Governador do Estado a definir diretrizes e estabelecer medidas a serem seguidas pelos órgãos que integram a administração estadual, visando, em especial, garantir o equilíbrio financeiro sustentável do Tesouro Estadual. 

“Nesta oportunidade o secretário de fazenda do Ceará, Mauro Benevides Filho, ressaltou que uma das formas de controle implementadas pelo Estado foi o fortalecimento da legislação estadual, acerca do aperfeiçoamento na gestão orçamentária e financeira, dando suporte à atuação profissional de seus servidores”, destaca o superintendente.

A equipe da SEFAZ do PI está realizando uma análise profunda da troca de conhecimentos gerada neste encontro com o fito de implementar medidas e novos projetos que levem ao fortalecimento do controle das despesas e da saúde financeira do caixa do Estado. 

“Com isso se espera uma otimização dos custos do Estado do Piauí, viabilizando, dentre outras melhorias, uma futura ampliação da capacidade de investimento do Estado. A colaboração entre as Secretarias da Fazenda do PI e do Ceará foi o início de uma parceria bastante proveitosa”, finalizou Emilio.

Escrito por Hérlon de Moraes Pereira