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Qui, 14 de Março de 2013 12:11   -   Última atualização em Qui, 14 de Março de 2013 12:30

"Compras na Administração Pública" é o tema de capacitação de servidores

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A Secretaria da Fazenda, por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (COODEP), viabilizou a ministração do curso “Compras na Administração Pública”. Com a capacitação, a Secretaria objetiva qualificar 30 colaboradores da GEADM (Gerência de Administração, que trabalham diretamente com o processo-temática do treinamento. O curso possui a carga-horária de 10h/aula, iniciou na segunda-feira (13) e se estenderá até a sexta-feira (15). A ministração ficou a cargo da Técnica Fazendária Estadual Joéldna Scarcela Veloso.

Segundo a COODEP, a ideia de realizar essa qualificação iniciou a partir de uma demanda UNAFIN (Unidade Administrativo Financeira). “Nos preocupamos com a formação contínua de nossos colaboradores, para buscar um trabalho que prima pela eficiência e eficácia na Administração da Secretaria.”, diz o Coordenador da CODEP, Daniel de Sousa Ferreira.

Está cada vez mais complexo realizar compras nos órgãos da Administração Pública, é o que afirma a Diretora da UNAFIN, Dalva Resende. Para a gestora, os legisladores estabelecem as normas com pouco atenção à parte operacional. E mesmo os pequenos equívocos, especialmente quanto aos dados exigidos pela Lei, podem acarretar em atrasos do processo de compras.

“Por meio do curso, o servidor ganha confiança adquirida com um amplo conhecimento da Legislação, aumentando a responsabilidade.Esperamos conseguir ganhar mais celeridade e consistência nas informações, melhorando os processos.”, destaca Dalva Resende.

O curso “Compras na Administração Pública”, em seu planejamento, está dividido em quatro módulos: “Compras Governamentais”, “Licitação”, “Pregão e A Importância do Termo de Referência em Contratos Administrativos” e “Contratos Administrativos”. Os participantes têm a oportunidade de esclarescer dúvidas acerca do tema e quanto à aplicabilidade da Legislação caso a caso.

Ao fim da programação, a UNAFIN espera que os treinandos estejam com os conhecimentos sobre a matéria atualizados para que sejam capazes de compreenderem como tramita o processo de compras e de contratação de serviços na Administração Pública; reconhecerem a importância de um processo bem informado; elaborarem Termos de Referência com os elementos exigidos por lei, além de conhecerem o processo licitatório que gera os contratos administrativos.

Escrito por Julianny Nunes