UFR-PI R$ 3,68Taxa SELIC

Acesso rápido

Do que você precisa?

Dar Web Dar Posto Fiscal
Qui, 23 de Abril de 2015 13:07   -  

Parceria entre Governo e Banco Mundial contribui para melhorar gestão financeira

PDF Imprimir E-mail

 

banco-destO Governo do Piauí está negociando duas operações de crédito com o Banco Mundial, uma no valor de 200 milhões de dólares e outra de 120 milhões de dólares.  Os recursos devem começar a serem investidos ainda este ano em setores como educação, saúde, fundiário, desenvolvimento rural, recursos hídricos e na gestão pública e financeira. Nesta quinta-feira (23), uma reunião na Secretaria da Fazenda com o especialista em finanças do banco discutiu mecanismos para tornar o gerenciamento financeiro do Estado mais eficiente. Representantes da Controladoria Geral do Estado (CGE) e Secretaria de Planejamento (Seplan) participaram do encontro, além da Sefaz.

“O objetivo geral dessa missão é continuar o diálogo junto com o Estado a respeito dos empréstimos que estão sendo propostos. O escopo dessa missão é concluir os arranjos do gerenciamento financeiro e promoção de assistência técnica ao Estado na implementação de algumas atividades inerentes a gestão de finanças públicas no Piauí”, explica João Vicente Campos, especialista do Banco Mundial.

Segundo ele, dentre as atividades previstas junto ao Banco Mundial está o apoio ao Piauí na adequação às normas brasileiras de contabilidade aplicadas no setor público.

bancointerna

“E a aplicação de um diagnóstico de gestão de finanças públicas e o apoio à CGE na adoção de mecanismos de aprimoramento de gestão”, afirma o representante do banco.

Para o superintendente do Tesouro Estadual, Emílio Junior, com a parceria entre o Piauí e o Banco Mundial, o Estado está começando adotar mecanismos de busca da eficiência da gestão pública.

“Não só a gestão desses recursos dos empréstimos, mas todos os recursos do Piauí. Estamos aqui hoje tendo noções de ferramentas que são adotadas internacionalmente para melhorar a gestão financeira, contábil, de receita, despesas, auditorias internas e externas. Enfim adotar normas e deixar nosso sistema de controle da máquina pública tão eficiente quanto os melhores do mundo”, afirma.

As operações de crédito com o Banco Mundial devem ser assinadas pelo governador Wellington Dias no mês de outubro.

 

Escrito por Hérlon de Moraes Pereira