UFR-PI R$ 3,68Taxa SELIC

Acesso rápido

Do que você precisa?

Dar Web Dar Posto Fiscal
Sex, 19 de Abril de 2013 15:25   -   Última atualização em Sex, 19 de Abril de 2013 16:16

Juraci Câmara é eleita Coordenadora Nacional do GDFAZ

PDF Imprimir E-mail

DSC05825

A servidora técnica da Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí (SEFAZ-PI), Juraci Alves Câmara, é a nova Coordenadora Nacional do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), que é responsável pela elaboração de propostas, desenvolvimento de produtos e promoção de ações de capacitação que visam o aprimoramento da gestão de pessoas do sistema fazendário. “É um desafio muito grande assumir esse compromisso de lutar pela melhoria das políticas de gestão de pessoas nas secretarias de Fazenda de todo o Brasil. Além de ser um trabalho muito importante porque o GDFAZ tem exatamente a missão de contribuir para estimular os servidores fazendários a desenvolverem o seu trabalho de forma mais eficiente. É uma missão muito gratificante”, afirma a coordenadora-geral do GDFAZ.

Esse grupo de trabalho foi criado pela portaria nº 275/2001 do Ministério da Fazenda, publicada no DOU em 19 de Setembro de 2001, sendo composto por representantes das secretarias de Fazenda, Finanças e Tributação dos Estados e do Distrito Federal, e ainda por diretores regionais das unidades descentralizadas da Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF).  

segundo dia gdfaz 108

A eleição dos novos representantes do grupo aconteceu nessa sexta-feira (19), durante o último dia de realização da 49ª reunião do GDFAZ, em Teresina (Pi). Na ocasião, também foi eleita para o cargo de coordenadora-geral adjunta a representante do Estado do Tocantins, Veronice de Fátima Siqueira Alencar. E foi reconduzido ao cargo de secretário executivo, Carlos Dell’Agnelo, da Secretaria de Fazenda do Paraná.

Em seu discurso de posse, Juraci ressaltou que vai estimular todos os secretários de Fazenda/Finanças dos Estados brasileiros a aderirem ao GDFAZ e também priorizarem políticas de gestão de pessoas que visam melhorar a qualidade de vida dos servidores e o atendimento aos contribuintes. “Queremos mostrar para os secretários que a gestão de pessoas talvez seja uma das áreas mais importantes para ser valorizada porque sem esse investimento no servidor não há aumento na arrecadação, controle de despesas, e nem contribuinte satisfeito. Priorizar a política de gestão de pessoas não deve ser vista como custo, mas sim como um investimento que traz como retorno maior a satisfação dos contribuintes e o equilíbrio financeiro”, afirma Juraci.

Além de conscientizar os secretários, ela também quer fortalecer a imagem do GDFAZ junto ao Conselho Nacional de Políticas Fazendárias (CONFAZ). “Precisamos mostrar que o GDFAZ existe e precisa ser valorizado. Queremos integrar o nosso grupo (GDFAZ) com todos os outros grupos temáticos existentes no CONFAZ, como, por exemplo, a Comissão de Gestão Fazendária (COGEF), e a Comissão Técnica Permanente do ICMS (COTEPE), etc”, comenta.   

segundo dia gdfaz 167

Juraci acrescenta que sua gestão no GDFAZ vai priorizar o aprimoramento e fortalecimento do papel estratégico da gestão de pessoas, voltado para implantação da gestão por competência e gestão de conhecimento. “Por meio da gestão por competência, procuramos desenvolver os servidores, direcionando-os para eles aprenderem aquilo que realmente precisam para tornar sua atuação mais eficiente, enquanto que a gestão de conhecimento é importante porque temos sempre a aprender, além disso, fortalece o uso de novas práticas a partir desses novos conhecimentos adquiridos, que também devem ser compartilhados”, reconhece a coordenadora-geral do GDFAZ.

Participaram da reunião da 49ª GDFAZ, representantes de 18 Estados brasileiros: Piauí, Pernambuco, Pará, Alagoas, Tocantins, Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Maranhão, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará, Amapá e Paraná. O próximo encontro será realizado no Estado do Maranhão.

segundo dia gdfaz 159 2 

 

Um pouco do currículo da nova coordenadora-geral do GDFAZ 

 

capa

Juraci Alves Câmara é servidora técnica da Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí. Já coordenou o Grupo de Educação Fiscal do Piauí (GEFE-Pi) e atualmente exerce o cargo de Coordenadora de Administração de Pessoal da Sefaz-Pi, sendo a representante do Piauí no GDFAZ.

Ela é formada em Administração e mestranda em Ciências da Educação. Juraci também é professora universitária, com especialização em: gestão de negócios, gestão de pessoas, política de educação e docência do ensino superior.

 

Escrito por Luciana - ASCOM