Sex, 15 de Março de 2013 12:31 - Última atualização em Sex, 15 de Março de 2013 13:19 | ||||||
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“O cliente é rei”. Mas será mesmo verdade? Nem sempre. É o que demonstra o Ranking de Reclamações do PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), que registra 2236 reclamações em 2012 no Piauí. Todo consumidor tem os seus direitos garantidos pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor). Contudo, nem sempre estão imunes ao desrespeito de empresas que comercializam serviços e produtos. Por isso é necessário conhecer e exigir os seus direitos. No Dia Mundial do Consumidor, a SEFAZ PI dá algumas dicas para que você não compre gato por lebre. A primeira vez que o Dia do Consumidor ganhou esta conotação foi nos Estados Unidos, em 1962, quando foi instituído pelo presidente John Kennedy. Somente 23 anos depois, o Dia do Consumidor ganhou reconhecimento em outros países do mundo por meio da Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), que adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas. Agora, esta data é comemorada em todo o mundo a fim de promover a reflexão sobre os conflitos de consumo e a conscientização dos consumidores, vendedores e empresas sobre seus direitos e deveres. Vamos às dicas: 1 ) Exija comprovante fiscal – Você pensa que é só um pedaço de papel? Está enganado, pois quando você exige esse documento, além de assegurar os seus direitos em caso de reclamação, isso ajuda no combate à sonegação fiscal, a gerar empregos, impostos, além de facilitar o controle das suas contas. 2 ) Dê preferência para as compras à vista – Na maioria dos casos os preços e condições são melhores, melhor atendimento, mais prazer, força de negociação... Além do mais, você não corre o risco de endividamento. 3) Não compre desconto – O que importa de verdade é o preço final do produto. Faça o cálculo do preço à vista, abatendo o valor correspondente ao desconto. Depois que você obtiver esse valor, veja se está mesmo mais barato ou quando se trata apenas de estratégia para vender mais. 4 ) Pesquise – Não tenha medo de paracer muquirana ao passear pelas lojas e fazer a listagem dos preços e condições. Uma boa avaliação pode gerar muita economia no preço final do produto ou serviço. 5 ) Conheça (e exija) seus direitos - Leia o Código de Defesa do Consumidor pelo menos uma vez. Todo estabelecimento comercial deve ter um Código de Defesa do Direito do Consumidor acessível para consulta. Se você se sentir desrespeitado, não se envergonhe em pedir para fazê-lo. Nota Fiscal, termo de garantia, cumprimento de prazos, controle de validade, selos de certificação, boa qualidade e bom atendimento são itens pelos quais você paga. Exija isso. 6 ) Controle seu orçamento – Vai sair para fazer compras sem avaliar e fazer o seu orçamento? Não faça isso! Uma atitude simples pode previnir o seu endividamento. Inclua todas as receitas e despesas previstas. Depois, anote tudo, controles e compare os valores orçados com os realizados. Vá ajustando com o passar do tempo. Este item merece orientação e acompanhamento contínuo, mas vale a pena! 7 ) Gaste o necessário – Faça 2 perguntas básicas antes de comprar: “Preciso realmente deste serviço ou produto?” 2 – Onde vou pôr o que sobrar do que já usei? Aproveite as nossas dicas e seja um consumidor muito mais consciente! |
Escrito por Julianny Nunes |