UFR-PI R$ 3,68Taxa SELIC

Acesso rápido

Do que você precisa?

Dar Web Dar Posto Fiscal
Qua, 23 de Setembro de 2015 10:04   -   Última atualização em Qua, 23 de Setembro de 2015 13:46

Governo vai implantar sistema financeiro mais moderno

PDF Imprimir E-mail

   capasiefe

O Secretário Estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, assinou, na última segunda-feira (22), o contrato para desenvolvimento e implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado (SIAFE-PI), que substituirá o Sistema de Administração Financeira para Estados e Municípios (SIAFEM),tendo em vista queé uma ferramenta mais moderna e que facilitará a gestão orçamentária, financeira, contábil e patrimonial do Estado.

De acordo com o Superintendente do Tesouro Estadual, Emílio Júnior, que é responsável pelo controle das finanças do Estado, com a implantação desse novo sistema é possível ter um melhor controle da gestão das finanças do Estado. “Vamos monitorar melhor todos os gastos do Governo, em todas as áreas, podendo ter um maior controle das finanças do Estado”, enfatiza Emílio.  

Segundo o Contador Geral do Estado, Ricjardeson Rocha Dias, entre outras vantagens desse novo sistema, além de um layout mais moderno e que utiliza uma plataforma web, estão: a facilidade e a agilidade para realizar transações financeiras no sistema; possibilita obter relatórios financeiros mais seguros, dentre estes os relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Atualmente, os Analistas do Tesouro têm que pegar os relatórios do SIAFEM para montar o relatório da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no Excel, é muito trabalhoso. Com esse novo sistema, vamos poder ter esse relatório pronto no próprio sistema, bata um clique”, comenta Ricjardeson.

Ele acrescenta que isso é importante até para ajudar os gestores, tanto os diretores, superintendentes, secretários e o próprio Governador, uma vez que facilitará o trabalho dos Analistas do Tesouro, que agora vão poder disponibilizar informações gerenciais sobre as finanças do Estado de uma  forma mais rápida e segura, o que pode auxiliar na tomada de decisões.    

Ricjardeson explica que o sistema que será adquirido pelo Piauí já foi implantado com sucesso em outros três Estados do país: Rio de Janeiro, Espírito Santo e Amapá, sendo que outros Estados estão querendo implantar esse sistema mais moderno, uma vez que o sistema atual, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), está em processo de descontinuidade por falta de investimentos.

Aqui no Piauí, a implantação do SIAFE-PI deve acontecer no ano de 2016, para começar a ser executado em 2017. Dessa forma, no próximo ano os servidores dos órgãos da Administração Direta e Indireta do Estado que operam o SIAFEM deverão passar por um treinamento para utilizar o novo sistema.

A aquisição desse sistema pela SEFAZ será por meio do Projeto de Modernização e Aperfeiçoamento da Gestão e Execução da Ação Fiscal do Estado do Piauí (PRODAF), que é financiado pelo Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil (PROFISCO).

 

 

Escrito por Luciana - ASCOM