UFR-PI R$ 3,68Taxa SELIC

Acesso rápido

Do que você precisa?

Dar Web Dar Posto Fiscal
Qua, 17 de Setembro de 2014 14:16   -   Última atualização em Qua, 17 de Setembro de 2014 14:16

Comitê Gestor discute ações estratégicas para a Fazenda Estadual

PDF Imprimir E-mail

P1130541

A Secretaria da Fazenda do Piauí realizou nesta quarta (17) uma reunião do Comitê Gestor da SEFAZ, presidida pelo Secretário da Fazenda Estadual, Neto Carvalho. Em pauta, foram abordados assuntos das áreas de Fiscalização, Atendimento, Capacitação de Pessoas, Legislação Estadual, Fiscalização e Tecnologia da Informação.  Além disso, foi anunciada a nomeação de Marcos Celestino como novo Diretor da Unidade Administrativa Financeira (UNAFIN) da Secretaria. Neto Carvalho, mais uma vez, voltou a elogiar a equipe da Secretaria e afirmou estar lisonjeado em gerir a pasta e pelo trabalho do Comitê Gestor.

Na reunião, o Secretário pediu agilidade para a aquisição do Sistema para gerir o processo eletrônico e implementação da nota fiscal eletrônica. “Otimizando estes aspectos, juntamente com a atenção a pontos para atender ao índice de transparência do contencioso administrativo tributário, estaremos no topo.”, destacou o Secretário referindo-se ao trabalho da SEFAZ PI.

Para a área de fiscalização, o Redesenho da ação fiscal, processo iniciado no ano passado por meio da consultoria da empresa Mbs Consulting, ganhou destaque. A consultoria foi dividida em níveis e está realizando no momento uma espécie de protocolo para fornecer informações para o setor de inteligência da SEFAZ PI. Segundo a Gestora da UNIFIS, Adriana Gírio, “ o sistema é fortemente baseado em monitoramento e exige muitas ferramentas de tecnologia, contando com o apoio decisivo da Unidade de Tecnologia da Secretaria da Fazenda.”, explicou.

A infraestrutura também foi um ponto em pauta na reunião, quanto à Reforma dos Postos Fiscais de Bertolínia, Uruçuí e Tabuleta, essas últimas já iniciadas com recursos do BID (Banco Internacional do Desenvolvimento). Na opinião de Neto Carvalho, Secretário da Fazenda, “é imprescindível estarmos atentos à melhoria das condições físicas oferecidas aos contribuintes, de acessibilidade e climatização, e ao nosso atendimento, pois o contribuinte é nosso cliente.”, disse. Durante a reunião também foi lançada a proposta de construção de um Posto Fiscal em Santa Filomena que se tornou um local estratégico na produção e logística de produtos do agronegócio dos Cerrados piauienses.

Ainda para conseguir a melhoria de atendimento ao contribuinte, o Secretário da Fazenda propôs ao comitê Gestor da SEFAZ PI a realização de mais cursos para desenvolvimento de habilidades técnicas dos servidores fazendários. Conforme ele diz, “a intenção é oferecer treinamentos que impactem positivamente nas atividades mais cotidianas realizadas pelos servidores e nas situações mais frequentes com os contribuintes.”, esclareceu Neto Carvalho, que ainda propôs a criação de um Sistema de Avaliação da satisfação do contribuinte quanto aos atendimentos realizados por servidores fazendários.

 

 

Escrito por Julianny - ASCOM