UFR-PI R$ 3,68Taxa SELIC

Acesso rápido

Do que você precisa?

Dar Web Dar Posto Fiscal
Qua, 04 de Março de 2015 11:23   -   Última atualização em Qua, 04 de Março de 2015 11:25

Analista do Tesouro da Sefaz-Pi participa de estudo publicado no FFEB

PDF Imprimir E-mail

LIVRO FÓRUM FISCAL

Saiu a publicação do livro que contém a coletânea de artigos produzidos no programa de estudos do Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros-FFEB. Esta mais recente edição contou com a participação do servidor Jenisvaldo Oliveira Rocha, que é Analista do Tesouro Estadual, lotado na Gerência de Consolidação Contábil da SEFAZ/PI. O trabalho pode ser consultado na biblioteca da Escola Fazendária do Piauí ou no sítio da ESAF, sessão do FFEB, acessando o link http://www.esaf.fazenda.gov.br/estudos_pesquisas/forum-fiscal/publicacoes

O Fórum foi formulado com o intuito de sistematizar a experiência e o conhecimento dos estados no campo econômico-fiscal e é realizado anualmente na Escola de Administração Fazendária em Brasília, capital federal.

Os estudos transitam entre a teoria e a prática e os tópicos de cada ano são escolhidos com base na demanda concreta dos Estados. Propõem alternativas para as questões postas com base em fundamentos teóricos e apontam os caminhos possíveis.

O tema trabalhado pela equipe que Jenisvaldo Rocha integrada trata da descrição da adoção das normas brasileiras de contabilidade aplicada ao setor público, dificuldades e benefícios e das repercussões da convergência: econômicas, fiscais, aperfeiçoamento da transparência e controle da Administração Pública e valorização da função contábil.

Chegou-se à conclusão de que ainda existem desafios importantes a serem superados, principalmente de cunho político, tecnológico, normativo e de capital humano qualificado.

É importante enfatizar, porém, que os entes reconhecem a relevância do processo e o Brasil já deu os primeiros passos rumo à padronização das normas contábeis. Espera-se um intercâmbio entre os atores diretos envolvidos, em um processo contínuo de aperfeiçoamento, que requer articulação, vontade política e transparência.

Escrito por Luciana - ASCOM