UFR-PI R$ 3,68Taxa SELIC

Acesso rápido

Do que você precisa?

Dar Web Dar Posto Fiscal
Sex, 25 de Setembro de 2015 10:53   -   Última atualização em Sex, 25 de Setembro de 2015 10:59

Servidores das agências de atendimentos da Sefaz e postos de fiscalização aderem à ginástica laboral

PDF Imprimir E-mail

 

ginastica3A rotina de trabalho intensa, a má postura e o esforço repetitivo são os maiores causadores das doenças ocupacionais. O que muita gente não sabe é que com apenas 15 minutos de ginástica laboral todos esses males podem ser evitados. A atividade foi recém-implantada na Secretaria de Fazenda e tem ganhado cada vez mais adeptos. Além da sede no Centro Administrativo, as sessões são realizadas em agências da capital e no posto fiscal da Tabuleta.

“Os principais benefícios são psicológicos, sociais e físicos. O principal 0bjetivo da ginástica laboral é a prevenção de doenças ocupacionais. É imprescindível a adesão dos servidores e, em relação à Sefaz, estamos tendo uma boa aceitação”, afirma Ederson Luiz, estagiário de educação física do Programa de Qualidade Vida da Sefaz.

As atividades na Agência Centro/Norte, por exemplo, ocorrem nas segundas e quartas- feiras, a partir das 8hs. Já as atividades na Agência Sul ocorrem nas segundas e sextas-feiras também às 8h. No Posto Fiscal da Tabuleta acontecem às quartas e sextas-feiras, a partir das 9h. 

ginastica1

 “Uma sessão dura de 10 a 15 minutos, justamente para não atrapalhar o expediente. Trabalhamos com alongamentos, relaxamento, massagem. São 15 minutos que fazem a diferença”, garante o Ederson.

Segundo ele, a ginástica laboral previne lesões na lombar, hérnias de disco e o LER (Lesão por Esforço Repetitivo). “Temos a preocupação de orientar a postura correta e, neste caso, a ginástica de cadeira ajuda muito na ergonomia”, explica o estagiário.

A ginástica promove ainda descontração no ambiente de trabalho, afastando o sedentarismo e evitando que o servidor falte por conta de doenças ocupacionais. “A gente vê nos sorrisos durante as aulas os benefícios que a ginástica traz. É muito importante também o incentivo para aqueles que resistem”, finaliza Ederson. 

ginastica2

 

Escrito por Hérlon de Moraes Pereira