Qui, 18 de Abril de 2013 16:57   -   Última atualização em Qui, 18 de Abril de 2013 17:26

Representante do GDFAZ no Piauí apresenta processo de Avaliação de Desempenho

Imprimir

DSC05912

A coordenadora de Administração de Pessoal da Sefaz-Pi, Juraci Câmara, que também é a representante do GDFAZ no Piauí, apresentou na 49ª reunião do GDFAZ, o estágio atual do processo de “Avaliação de Desempenho como foco em competência do Servidor –Sefaz-Pi”.  Na ocasião, ela ressaltou que o sistema já foi licitado e o projeto piloto será implantando, em breve, na Unidade Administrativo-Financeira (UNAFIN) da Sefaz.  

DSC05941

Juraci ainda ressaltou que os analistas de sistemas da Unitec, Wagner Borges, Denilson Melo e Valdiano Silva Sousa, estão aperfeiçoamento o Sistema de Avalição e Desempenho, identificando e adequando o que precisa ser ajustado de acordo com as necessidades da Sefaz. Durante o evento, Wagner Borges apresentou aos visitantes como funciona esse sistema, que será gerenciado no próprio site da Sefaz (www.sefaz.pi.gov.br ).

A coordenadora ainda acrescentou que já está em fase de desenvolvimento a capacitação das equipes que vão operacionalizar o sistema e ainda a produção de um manual do processo de orientação. E ainda está em fase de planejamento o processo de capacitação dos servidores para uso do sistema.

DSC05825

Para a representante do GDFAZ no Piauí, a avaliação de desempenho é necessária para detectar as falhas e o que precisa fazer para melhorar a políticas de gestão de pessoas, para conseguir o envolvimento dos servidores na execução de suas tarefas, de forma otimizada, ou seja, quais as soluções necessárias para motivação desses servidores. “E é importante também para que esse servidor perceber a importância e o significado do seu trabalho, motivando-o para que ele aperfeiçoe suas competências (conhecimentos, habilidade e atitudes) para desenvolver um trabalho que atenda à expectativa do que a secretaria requer, segundo a atribuição do seu cargo. Por isso que iniciamos esse processo de avaliação mapeando as competências dos servidores, a partir das atribuições de cada unidade ou setor”, destaca.

Segundo Juraci, a avaliação de desempenho tem como foco o novo modelo de gestão de pessoas que leva em conta a Gestão por Competências, ou seja, prioriza o desenvolvimento individual e organizacional do servidor fazendário, e não mais o controle das pessoas, como estabelecia o modelo tradicional. “E quanto mais qualificados os servidores, ou seja, quanto mais eles tiverem a oportunidade de desenvolver suas competências, com eficiência, melhor é a imagem da instituição porque esses servidores estarão preparados para servir à sociedade. E é a gestão de pessoas que dá esse suporte a todas as áreas da Sefaz, estimulando os servidores para desenvolver suas habilidades, com competência”, explica Juraci.

Escrito por Luciana - ASCOM