Qui, 21 de Maio de 2015 09:13   -   Última atualização em Qui, 21 de Maio de 2015 10:11

Analistas auxiliam Tesouro Estadual na implantação de práticas contábeis

Imprimir

 

serprointerna1Analistas de Tecnologia do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) estão em Teresina auxiliando o Tesouro Estadual na implantação de práticas modernas de contabilidade para o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFEM), utilizado na gestão da execução financeira e contábil dos Estados.  O treinamento teve início no dia 18 e termina nesta sexta-feira (22).

Recentemente, o Piauí foi escolhido pelo SERPRO como “Estado Piloto” para implantação de práticas modernas de contabilidade, a serem implantadas pela Secretaria da Fazenda, através da Superintendência do Tesouro do Estado. 

De acordo com Ricjardeson Dias, contador-geral do Estado e analista do Tesouro Estadual, em 2015 o Piauí passou a adotar o novo modelo de Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, e para tanto, foi traçado um planejamento com etapas a serem cumpridas até o final do ano, conforme exigência da Secretaria do Tesouro Nacional.

"A nossa meta é implantar as novas práticas de Contabilidade até o final desse ano, e assim colocaremos o Piauí no rol dos Estados mais avançados em controle contábil das finanças públicas”, explicou.

serprointerna2

Os analistas de tecnologia enviados pelo SERPRO já estão executando os trabalhos na Secretaria da Fazenda, numa sala reservada para análise do SIAFEM.  Segundo Flávio Pinheiro, representante do SERPRO, as pendências do sistema estão sendo resolvidas, em paralelo está sendo implantado o SIAFEM gerencial.

“Isso permitirá extrair relatórios no formato exigido pelas novas Normas Brasileiras de Contabilidade”, disse.

Escrito por Hérlon de Moraes Pereira