Qua, 05 de Agosto de 2015 08:32   -  

Governo discute processo de implantação do novo Sistema de Administração Financeira

Imprimir

 

Representantes da Secretaria da Fazenda, através das áreas do Tesouro Estadual e Tecnologia, e da Secretaria de Planejamento, se reuniram na Sefaz para tratar sobre o início do processo de implantação do novo Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado (SIAFE/PI). O sistema vai substituir ao SIAFEM.  

Segundo o diretor da Unidade de Controle Contábil (UNICON) da Sefaz, Ricjardeson Dias, as atividades de implantação iniciarão em setembro/2015 logo após a conclusão da licitação da empresa que ficará a cargo de operacionalizar. Os trabalhos devem ser concluídos em dezembro/2017. 

“O Estado terá um grande avanço em suas finanças, pois com o novo sistema teremos facilidade em elaborar relatórios, modernizar as rotinas e otimizar o tempo. Com essa nova ferramenta, o risco de erros na Contabilidade do Estado será muito menor”, afirma o diretor. 

reuniaoeditada

Durante a reunião foi sugerida a criação de uma equipe intergovernamental, com representantes das Secretarias de Fazenda, Planejamento, Administração e Controladoria-Geral para desenvolvimento dos trabalhos. 

Segundo o diretor, em relação aos módulos do SIAFE/PI, estão sendo adquiridos dois, sendo o primeiro de Planejamento, e o segundo Execução Orçamentária, Contábil e Financeira. “No contrato há previsão de integração de outros quatro sistemas, que provavelmente serão Folha, Patrimônio, SIAT e Portal da Transparência”, informa Ricjardeson Dias. 

Ainda durante a reunião foram apresentadas as vantagens no SIAFE/PI em relação ao SIAFEM, bem como a ótima relação custo/benefício que trará para as áreas de Planejamento e Finanças. Nos dias 20 e 21de agosto, Analistas da Sefaz farão uma visita técnica ao Espírito Santo para troca de experiências. O estado passou recentemente pelo mesmo processo de mudança de sistema.  

“O sistema trará avanços para o Estado”, disse o representante da SEPLAN, Manoel Lopes.

Escrito por Hérlon de Moraes Pereira