Sábado, 19 de abril de 2014 UFR-PI = R$2,40
Pesquisa na SEFAZ-PI
SIAT WEB IPVA acesso a licitações SINTEGRA Conhecimento do Transporte Eletronico Nota Fiscal Eletrônica Educação Fiscal

19.06.2009
Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos será expandido para todo o Estado

Esta manhã foi realizado o 5º Seminário sobre o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, promovido pela Secretaria das Cidades. O projeto engloba uma ação integrada de gestão do lixo em todo o Estado do Piauí e propõe expandir o serviço de esgotamento sanitário, além de conscientizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo.

Desde maio, o plano foi apresentado nas cidades de Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, e hoje dando continuidade ao ciclo de apresentações foi realizado em Teresina. O secretário das Cidades, Flávio Nogueira explicou que o plano é uma iniciativa do Governo para melhorar o esgotamento sanitário em todas as cidades. “Vamos estimular os municípios a cuidarem do lixo produzido e dar a ele um destino adequado. Assim poderemos aproveitar um bem econômico ignorado como são os resíduos sólidos”, acredita.

Atualmente, a cobertura do saneamento básico no Estado se estende a 73%. Com o plano pretende-se desenvolver ações que aumentem essa cobertura para todo o Piauí. O programa propõe a instalação de aterros sanitários em cidades pólos, para atender a demanda dos municípios próximos. Outra idéia do plano é a separação do lixo, para isso estão sendo desenvolvidos estudos que determinam a necessidade de cada município individualmente.

O plano conta com a participação de diversos órgãos ambientais e Secretarias, dentre elas a Secretaria da Fazenda. O secretário Antônio Neto, que vem acompanhando o projeto desde o início, ressaltou a importância dessa ação pioneira do Estado em se preocupar com a destinação dos resíduos sólidos. “No momento que tratamos os resíduos sólidos, conforme as determinações dos órgãos ambientais, estamos diminuindo o número de doenças, cuidando de um caso de saúde pública. Com esse trabalho estamos devolvendo cada tributo que o  cidadão paga em obras e programas que geram qualidade de vida”, declara o secretário.

A proposta de gerenciamento dos resíduos sólidos prevê a participação dos 223 municípios piauienses através de consórcios. Todos estarão inclusos mesmo que não produzam uma quantidade de resíduos significante. “É uma forma de expandir  serviços básicos a toda população e ainda promover a preservação do meio ambiente”, afirma Antônio Neto.

versão pra impressão   versão PDF

Comentários dos leitores (0)

Nota - Missa de 7º Dia Falecida Auditora Fiscal recebe cerimônia religiosa em sua homenagem
Modernização Sefaz lança novo site e jornal eletrônico na próxima quarta-feira (27)